Madeirite para construção

Madeirite para construção

O Madeirite é uma chapa muito utilizada em construção civil, também conhecido como compensado, e há quatro tipos com finalidade diferentes. O madeirite resinado é o mais utilizado e de menor custo, no geral, na construção residencial. O madeirite fenólico tem uso em construções de prédios, e indústrias pela maior resistência, sendo requisitado pela quantidade que oferece com uso.

O madeirite plastificado normalmente tem uso para fazer concreto aparente e trabalhos que exigem resistência à água. O madeirite é vendido em chapas de 110 cm x 220 cm. As espessuras variam em 6 mm, 10 mm, 12 mm, 14 mm, 18 mm, e 20 mm.

Tipos de Madeirite
Madeirite Resinado
Trata-se de chapas compostas por um número ímpar de camadas superpostas, prensadas através da cola branca, com disposição de modo que as próprias fibras se cruzem. É bastante utilizado para produzir formas de muitos tipos, fazer barracas e canteiros de obra. Na realidade é bastante ampla a utilização em muitas etapas de construção civil.

Madeirite Fenólico
Estas são as chapas compostas por um número ímpar de camadas superpostas, prensadas através da cola preta, com disposição de modo que as fibras se cruzem. Há bastante uso para fazer formas de muitos tipos, construções pesadas e palcos.

Madeirite Plastificado

Assim como o Fenólico as chapas são constituídas por um número ímpar de camadas superpostas, prensadas com uso de cola preta, com disposição de forma que as fibras se cruzem, e com uma película, denominada filme, para que permaneçam com acabamento aparente, suportando mais a umidade.
Em relação a este tipo, há bastante uso do madeirite plastificado para produzir formas de muitos tipos para concreto aparente, e piso de carroceria de caminhão, entre outros.

Chapa OSB
Esta chapa é composta por 3 camadas com tiras de madeira prensadas usando resina de MUPF (melanina, resina fenólica, uréia, formol). São alinhados em escamas, segundo EN300 OSB, que é Norma Européia.

O termo inglês OSB é associado à Oriented Strand Board. É recomendado para montagem de canteiro de obras, pisos, tapumes de obras e forros. OSB é produzido de madeira reflorestada de desenvolvimento rápido, como eucalipto. Vale observar que de acordo com a bitola que é a grossura das chapas, é mudada a montagem dos miolos.
E todos os madeirites têm aplicação mais de uma vez, porém o que vai influenciar no rendimento deste produto serão o manuseio e cuidados, sendo exemplo evitar guardar em locais que possam tomar chuva ou sol de forma direta. E ainda tirar com alerta os pregos no momento de desfazer as formas, entre outros fatores.

Venha até a Madeferrro Praia Grande e comece já sua obra e reforma, atendemos toda a Baixada Santista.
Av. Ministro Marcos Freire, nº 6826 – Praia Grande.

Fonte: Arquidicas

Posts Relacionados

Deixe uma resposta