Vantagens do Cimento Queimado

Vantagens do Cimento Queimado

O revestimento vem ganhando cada vez mais espaço por ser uma opção barata de acabamento, fácil de aplicar,
se comparado a outros tipos de revestimento, e por se encaixar em diversos tipos de decoração.

A expressão “cimento queimado” vem do ato de jogar pó de cimento sobre a argamassa ainda mole. Ao espalhar o pó de cimento pela superfície, você deixa o revestimento com efeito liso, caracterizando a “queima”.

Esse tipo de revestimento está sendo tão procurado, que hoje é possível encontrar o cimento queimado pronto, que nada mais é do que um tipo de argamassa com um acabamento muito semelhante ao cimento queimado convencional.

O cimento queimado pronto, assim como o nome já diz, é vendido pronto para uso, bastando a adição de água e pode ser encontrado em diversas cores. Sua aplicação deve seguir as instruções do fabricante.

O que é e como aplicar

O cimento queimado nada mais é do que um piso feito a partir de uma argamassa feita na obra com a mistura de cimento, areia e água. Essa argamassa deve ser aplicada com uma espessura média de 30 mm sobre o contrapiso ou sobre um lastro de concreto áspero. Caso a base esteja muito lisa, sugere-se que seja feito um chapisco para aumentar a aderência do cimento queimado. Após a aplicação da argamassa, devemos conseguir o máximo nivelamento do piso, preferencialmente com régua metálica.

Se pararmos o processo por aí, esse piso vira o famoso cimentado, que reveste boa parte das calçadas das nossas cidades. O ato de “queimar” o cimento é o que o distinguirá de um simples piso cimentado.

Queimar o cimento não tem nenhuma relação com fogo ou maçaricos. Este é o nome dado ao processo de jogar pó de cimento sobre o piso de argamassa de cimento e areia ainda mole e úmida; então, a superfície deve ser desempenada com uma desempenadeira de aço, espalhando o pó de cimento sobre a argamassa e deixando o conjunto bem liso. Após a secagem está pronto o cimento queimado, com um aspecto bem liso e nivelado.

Vantagens do cimento queimado

– Fácil de aplicar,sendo a alternativa ideal para quem deseja realizar uma reforma rápida e de baixo custo;
– Econômico, por ser composto por poucos itens (argamassa, areia e pó de cimento, para mistura própria ou massa pronta).
– Não acumula sujeira, tornando a limpeza muito mais fácil e rápida;
– O cimento queimado pode ser aplicado em áreas internas e externas da casa;
– Pode ser encontrado em diferentes cores e servir para diversos tipos de decoração, seja rústica, industrial, moderna ou contemporânea;
– É resistente e apresenta poucas variações quando exposto às variações do tempo.

Ele é barato, sustentável, descolado e cada vez mais usado para revestir o chão, as paredes e também móveis de alvenaria. Seja queimado, em tom natural ou tingido, ou exposto na estrutura de concreto, é uma opção prática e cheia de personalidade. Que tal usar na sua casa?

Na Madeferro Praia Grande você encontra tudo para obra e reforma! Trabalhamos com materiais de construção para todos os tipos de projetos e negócios. Atendemos em toda a baixada santista, nas cidades de Santos, Praia Grande, São Vicente, Cubatão e outras.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta