A importância da impermeabilização

A importância da impermeabilização

Muitas pessoas enfrentam problemas de infiltrações, rachaduras e mofo em decorrência da não impermeabilização das obras.

Na construção de qualquer empreendimento comercial, residencial ou industrial, diversas etapas devem ser planejadas com cuidado, para que a execução se torne segura e eficiente. No âmbito dos projetos, o serviço que garante a proteção da obra contra a ação de fatores externos é a impermeabilização. Portanto, essa é uma etapa que sempre deve ser considerada desde o planejamento.

A impermeabilização na construção civil é um procedimento com o objetivo de selar, vedar ou colmatar materiais porosos e suas possíveis falhas, geradas por momentos estruturais ou por defeitos técnicos durante a execução.

Sua aplicação é feita com diferentes composições, com a função de evitar a ação das intempéries por meio de infiltrações em qualquer parte da construção — paredes, lajes, aberturas, muros, coberturas, etc.
Quando o responsável pela obra não valoriza essa etapa na hora de construir um novo empreendimento, coloca toda a estrutura e demais elementos em riscos, começam a aparecer manchas, oxidação, bolor e deterioração de peças em geral.
Nesse sentido, a impermeabilização deve ser tratada como uma etapa fundamental em toda obra, recebendo um projeto específico para garantir o máximo de segurança e conforto aos usuários do espaço.


Diferentes tipos de impermeabilização na construção civil

A impermeabilização é classificada em dois tipos que levam em conta a possibilidade (ou não) das partes construtivas sofrerem algum tipo de fissuração:

Impermeabilização rígida

É um procedimento que deixa a área trabalhada impermeável pela inclusão de aditivos químicos e agregados. Os impermeabilizantes rígidos não funcionam em conjunto com os elementos estruturais, portanto, não podem ser aplicados em superfícies sujeitas a grandes variações de temperatura. A impermeabilização rígida é ideal para locais não sujeitos às fissuras, como subsolos, piscinas enterradas e galerias, já que estão sobre a ação de condições de temperaturas constantes.


Impermeabilização flexível

Representada pelo conjunto de produtos aplicados em partes construtivas sujeitas à fissuração, a impermeabilização flexível é geralmente feita com materiais compostos de elastômeros e polímeros. Os materiais podem ser moldados no local (membranas) ou serem pré-fabricados (mantas). Esse sistema flexível é ideal para locais sujeitos à variação de temperatura, como varandas, coberturas, terraços, piscinas suspensas, pisos frios e lajes.

Onde devemos impermeabilizar

Telhados e coberturas planas;
Terraços e áreas descobertas;
Calhas de escoamento de águas pluviais;
Caixas d’água, piscinas e tubulações industriais;
Pisos molhados, tais como banheiros, cozinhas e áreas de serviço;
Paredes onde a água escorre e recebem chuva de vento;
Esquadrias e peitorais de janelas;
Soleiras de portas que abrem para fora;
Água contida no terreno, que sobre por capilaridade ou infiltra-se em solos abaixo do nível freático, entre outros.

Na Madeferro Praia Grande você encontra tudo para obra e reforma! Trabalhamos com materiais de construção para todos os tipos de projetos e negócios. Atendemos em toda a baixada santista, nas cidades de Santos, Praia Grande, São Vicente, Cubatão e outras.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta