Portas: Como escolher entre diversos modelos

Portas: Como escolher entre diversos modelos

Ao iniciar um projeto de arquitetura, principalmente quando voltado ao interior das residências, é necessário estarmos atentos aos elementos de cada cômodo. Um deles é a escolha das portas. São diferentes modelos que, tem mais função do que apenas fazer a divisão entre os ambientes.

Separamos um guia rápido com alguns dos mais diversos modelos de porta e suas funcionalidades.

Portas de uma folha

O modelo é o mais tradicional e há vários formatos e desenhos disponíveis, seja para a porta de entrada da casa ou do apartamento e ficam visíveis já no ambiente externo ou para a separação de cômodos do interior. Se a escolha for por uma porta de madeira – que são consideradas das mais resistentes – é possível optar por diferentes tipos de madeira, assim como escolher a textura e o formato das fechaduras, algumas das características das portas.

Porta Duas Folhas

Este tipo funciona bem como porta de entrada da casa. É a porta que se abre em duas partes, e por isso nem sempre é a escolha ideal para apartamentos, por exigir espaço para o movimento das portas, um aspecto imprescindível de ser considerado.

Portas Sanfonadas

Mas se a porta de duas folhas não é recomendada para ambientes com pouco espaço, a porta sanfonada, ao contrário, é a ideal para economizar espaço. Além de tudo, garante um espaço com um visual mais moderno e com muita praticidade.

Porta Veneziana

Estas portas são geralmente utilizadas em ambientes onde é necessário promover uma ventilação entre dois ambientes, como banheiros, cozinhas e sacadas. Há portas em madeira, que garantem um visual bem bonito ao ambiente, e em metal.

Porta Saloon

Sabe aquela porta que aparece nos filmes de faroeste? Elas são cada vez mais comuns em diferentes ambientes, e podem ser utilizadas inclusive nas residências. O ideal é que a instalação seja em um corredor de passagem até a entrada da cozinha ou de uma área de lazer. A porta saloon (ou também chamada de bang bang) dá um ar mais divertido ao ambiente e facilita a passagem por não ser necessário se preocupar em abrir ou fechar com maçanetas e fechaduras.

Portas de Correr

A escolha desta porta deve levar em consideração o ambiente em que será feita a instalação, se para áreas externas ou internas. As portas de correr com trilhos são mais fáceis de serem instaladas no interior da residências, e há diferentes modelos de portas nesse formato, com a estrutura mais aparente ou mais discreta. Há portas de correr embutidas e as vendidas em uma estrutura única, de metal, vidro ou de madeira. Os formatos, cores e desenhos são os mais variado, conforme os gostos e a originalidade dos residentes.

Com tantos modelos diferentes, pense bem no ideal para a sua construção ou reforma.

 

A Madeferro Praia Grande trabalho com materiais de construção para todos os tipos de projetos e negócios. Atendemos em toda a baixada santista, nas cidades de Santos, Praia Grande, São Vicente, Cubatão e outras.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta