Porcelanato líquido: saiba tudo sobre este tipo de piso

Porcelanato líquido: saiba tudo sobre este tipo de piso

Conheça tudo sobre o porcelanato líquido, suas vantagens, características e como ele é aplicado no ambiente.

Mais popularmente conhecido como porcelanato líquido, os pisos monolíticos são aqueles que possuem aparência uniforme e lisa, sem rejuntes, oferecendo um acabamento estético bonito com o nivelamento total da superfície.

Este tipo de material já se encontra disponível há muitos anos e é usado de forma ampla em situações onde é necessária uma resistência alta a ataques abrasivos mecânicos, produtos químicos e onde se quer evitar a proliferação de micróbios, como consultórios, clínicas, centro cirúrgicos e outros.

Difundido amplamente em ambientes industriais, o porcelanato líquido tornou-se tendência junto com o cimento queimado, no qual busca-se por um piso nivelado e sem rejuntes. Por isto, cada vez mais encontramos este tipo de resina em ambientes residências.

Trata-se de uma alternativa flexível que pode ser aplicada sob outros pisos, entre eles o concreto, cimento, ardósia, pedras e cerâmicas. No entanto, antes de ser aplicado, é necessário avaliar exatamente qual a planicidade da superfície, e em geral é necessário um tratamento pré-aplicação que pode ser feito pela mesma empresa contratada.

Qual a diferença entre porcelanato comum e porcelanato líquido?

Para quem começa a se inteirar sobre os materiais de construção, é muito comum confundir o porcelanato comum e o líquido, no entanto, suas diferenças são evidentes e é possível distingui-los com certa facilidade.

O porcelanato comum é feito de placas cerâmicas sólidas, aplicadas lado a lado com rejunte, ou seja, há uma separação entre elas. Já o porcelanato líquido é uma resina uniforme e impermeável, que abrange toda a área aplicável, sem rejuntes, separações ou emendas.

Apesar do piso liso ser uma das opções mais populares, existem ainda os modelos que tem mais de uma cor e os que tem efeito 3D. Para atingir este objetivo, antes da resina, aplica-se um adesivo ilustrado. O resultado final é uma ilusão de ótica. Desta forma é possível imitar a aparência da natureza, do fundo do mar, obras de arte e outros, no porcelanato líquido.

Tipos de porcelanato líquido: poliuretano, uretano e epóxi

A resina mais conhecida do porcelanato líquido é aquela constituída pelo epóxi, no entanto, ele também pode ser constituído de outras substâncias como o uretano e o poliuretano. Além das diferenças na composição e na estética final, o processo de aplicação pode ser diferente e inclusive ter particularidades entre um material e outro.

Todas elas possuem ampla resistência química, mas o epóxi não é resistente a raios UV, o que torna inviável a sua aplicação em áreas externas que recebam a incidência de luz. Nestes casos o ideal é usar o poliuretano que é mais resistente aos raios UV e tem uma resistência química maior.

Para áreas internas das residências, o epóxi continua sendo o mais indicado. As outras substâncias são mais voltadas para áreas industriais que podem receber um ataque químico mais forte.

Vantagens de se usar o porcelanato líquido

  • Pode ser aplicado em pouco tempo: já pensou em colocar um piso novo em algumas horas ou poucos dias? Com o porcelanato líquido isso é possível.
  • Não faz sujeiras: todos que já fizeram obras e reformas em casa, sabem que dá trabalho limpar toda a sujeira e o entulho que sobra. Na troca de um piso de porcelanato comum, não é diferente. Se você optar por um piso monolítico, vai evitar toda esta dor de cabeça.
  • É impermeável: o porcelanato líquido não absorve substâncias como líquidos, óleos, gorduras e outros produtos químicos, isto significa que seu piso dificilmente vai ter manchas oriundas deste tipo de contaminação.
  • Estética limpa: sem rejuntes, este piso é ideal para quem quer unir ambientes e não ter separações de pisos entre uma sala e uma cozinha por exemplo.
  • Manutenção simplificada: para limpar este tipo de piso, basta passar um sabão neutro diluído em água. Evite produtos químicos que possam por ventura danificá-lo.
  • Personalizável: este é um tipo de piso ideal para quem quer ter um desenho ou textura personalizada para o seu ambiente ou até mesmo uma cor específica.

 

Visite a Madeferro Praia Grande. Trabalhamos com materiais de construção para todos os tipos de projetos e negócios. Atendemos em toda a baixada santista, nas cidades de Santos, Praia Grande, São Vicente, Cubatão e outras.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta