Porcelanato acetinado: vantagens e desvantagens

Com certeza você ouviu falar sobre o piso porcelanato, mas você sabe que existem diferentes tipos e acabamentos desse piso? Uma das variações de acabamento é o porcelanato acetinado, que tem como principal característica a ausência de brilhos.

Entre os tipos de porcelanato, a versão acetinada tem suas peculiaridades e vantagens, e se você quer saber um pouquinho mais sobre esse tipo de piso, é só seguir a leitura.

Características

O porcelanato acetinado é um tipo de piso frio que é fabricado industrialmente. O processo de fabricação acontece através de uma placa porcelânica que passa por uma esmaltação feita através de uma impressora HD.

Essa esmaltação garante ao piso o acabamento sem brilho e com aspecto fosco, uma das principais características desse tipo de piso. Além de ficar com o acabamento fosco, o processo de esmaltação ainda pode dar ao piso características de pedras naturais, tornando o revestimento uma opção com melhor custo-benefício para substituir o piso de pedras naturais.

Vantagens

Conforto visual: a ausência de brilho no revestimento é uma das vantagens desse tipo de revestimento, o acabamento fosco do piso garante um visual mais confortável, sóbrio e aconchegante para o ambiente.

Resistência: ao comparar o porcelanato acetinado ao polido, o acabamento fosco apresenta uma resistência muito maior. O tipo de acabamento dado ao piso faz com haja menor chance de riscos, coisa bem comum de acontecer com o modelo polido. Além disso, esse acabamento ainda garante alta durabilidade para o piso, que pode ser usado em áreas de maior circulação.

Facilidade de limpar: o modo de limpeza desse tipo de porcelanato é um dos mais fáceis e simples. Por conta do acabamento sem brilho, basta passar um pano úmido sobre a superfície e o piso não fica com marcas.

Baixa absorção de água: o acabamento dado ao porcelanato acetinado deixa a peça com pouca porosidade e por isso a absorção de água é pouquíssima, o que permite que esse tipo de piso seja indicado tanto para o uso externo, como para áreas molhadas, como banheiro.

Menos escorregadio: o acabamento polido não é propriamente um piso antiderrapante, mas é uma opção menos escorregadia e lisa, principalmente se comparado ao acabamento polido.

Desvantagens

Troca: o processo de troca é a principal desvantagem desse tipo de piso. No caso de necessidade de trocar o revestimento, o processo de retirada é mais complexo e isso pode fazer com que a peça não seja uma opção quando não se há total certeza de que você realmente quer um piso com acabamento fosco.

Piso frio: o fato de ser um piso frio pode ser uma desvantagem, principalmente em regiões de baixas temperaturas. O piso tende a deixar os ambientes mais gelados, mas esse problema pode ser amenizado com o uso de tapetes, que vão evitar que o ambiente fique muito gelado.

Conhecendo as características, vantagens e desvantagens do porcelanato acetinado, você pode decidir se deve usa-lo ou não em sua próxima obra ou reforma.

 

Caso precise dos melhores materiais para a sua obra visite a Madeferro Praia Grande. Trabalhamos com materiais de construção para todos os tipos de projetos e negócios. Atendemos em toda a baixada santista, nas cidades de Santos, Praia Grande, São Vicente, Cubatão e outras.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta