O Tipo de Telha Para Cada Telhado

O Tipo de Telha Para Cada Telhado

Entenda o melhor tipo de telha para cada telhado

Embora em muitos construções só se pense em escolher as telhas e o telhado da casa quando a edificação já está quase pronta, o ideal é que a cobertura seja planejada desde o início do projeto. Para evitar incomodações com as mudanças do tempo – ventanias ou calor excessivo é muito importante seguir a recomendação do fabricante quanto a inclinação indicada no produto. A instalação também é essencial: as bordas das telhas devem ser fixadas à estrutura do telhado.

Principais pontos a serem observados na escolha da telha

• Levar em conta a inclinação do telhado. Nas telhas há a informação sobre grau de inclinação que são indicadas. “Se usar uma como mais ou menos inclinação do que o indicado para o telhado vai entrar calor, água, vento”. “Por exemplo, se a a telha exige uma inclinação de 5%, se for instalada em 40% vai ser arrancada facilmente pelo vento”.
• Observar se o produto é homologado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
• Analisar se o tipo de telha combina com o formato do telhado e o estilo de construção. Normalmente o arquiteto já define o tipo de telha em relação a estética do projeto. “O estilo da casa determina o tipo de compra”.
• A qualidade do material vai influenciar na durabilidade do produto.

Cuidados na instalação das telhas

• É imprescindível contratar um profissional que entenda da estruturação da cobertura, encaixe e fixação de telhas.
• As bordas das telhas devem ser fixadas. “As de cerâmica por exemplo, se uma borda levanta acaba levando todas as outras junto”.

Quais medidas tomar para que o telhado não seja sugado por ventanias?

Quando ocorrem ventanias, com frequência alguns telhados são destruídos. O vento cria uma área de sucção e vácuo e acaba arrancando telhados inteiros. Isso não se deve ao tipo de telha e, sim, à construção incorreta da estrutura de cobertura. A estrutura do telhado tem de estar bem fixada na estrutura da construção. O material deve ser de qualidade e cada telha precisa ter suas bordas fixadas.

Qual tipo de telha “esquenta” menos ou mais?

O calor está mais ligado ao forro que é colocado e a inclinação do telhado. “Se é feito um alçapão, por exemplo, ajuda muito a não esquentar”. Também é possível fazer um forro de madeira, de PVC e de gesso. Em geral, as telhas metálicas, de zinco e amianto costumam aquecer com facilidade. Uma sugestão é escolher telhas com cores claras ou pintá-las.

 

Caso precise dos melhores materiais para a sua obra visite a Madeferro Praia Grande. Trabalhamos com materiais de construção para todos os tipos de projetos e negócios. Atendemos em toda a baixada santista, nas cidades de Santos, Praia Grande, São Vicente, Cubatão e outras.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta