Dicas para evitar problemas elétricos

Dicas para evitar problemas elétricos

A instalação elétrica é passo importante na hora de construir ou reformar. O ponto primordial é contratar um bom profissional, um trabalho bem feito influencia na segurança, praticidade e conforto de todos os moradores, além da estética da residência.

Mas mesmo depois que a reforma está pronta, problemas como a escassez de tomadas podem ser percebidas e se isso acontece, alguns cuidados precisam ser tomados, afinal o excesso de fios pelo chão, além de visualmente feio é um problema de segurança.

Benjamim

O uso de benjamim (o famoso “T”) não é recomendado. Como é um equipamento que conduz energia elétrica e é constituído de componentes plásticos, corre-se o risco de derretimento, o que pode ser muito perigoso e gerar incêndios.

Caso você use os benjamins para adaptar aparelhos e tomadas em padrões diferentes, opte por chamar um profissional para trocar as tomadas para o novo padrão. Você também pode levar o aparelhos para a assistência técnica e pedir a troca do plugin para o novo.

Extensão

Também não é ideal usar extensões para aproveitar tomadas. A maioria delas é frágil e possui fios finos demais, que podem romper e causar acidentes, caso ainda esteja plugada na tomada. Além disso, prejudica a locomoção dos moradores e pode gerar acidentes domésticos.

Filtro de Linha

Para substituir benjamins e extensões, opte pelos filtros de linha (réguas). Eles são mais seguros e inclusive podem proteger seus equipamentos contra quedas de energia. Também é uma alternativa para várias tomadas na mesma parede.

Estética

O excesso de fios que fica espalhado pelo chão pode ser enrolado e preso com fitas abraçadeiras para não soltar. Essas fitas são encontradas em lojas de material elétrico ou de construção. Se o aparelho, como um televisor, tiver um local fixo na casa, você pode esconder o fio com canaletas fixadas na parede.

Seguindo essas dicas, sua casa e os moradores estarão mais seguros contra problemas elétricos eventuais.

 

Visite a Madeferro Praia Grande. Trabalhamos com materiais de construção para todos os tipos de projetos e negócios. Atendemos em toda a baixada santista, nas cidades de Santos, Praia Grande, São Vicente, Cubatão e outras.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta