Carpete de Madeira: vantagens e desvantagens

O piso de madeira é um clássico confortável e aconchegante! Mas além dele, existe algumas variações, uma dessas opções é o carpete de madeira.

O que é?

O piso carpete de madeira é formado por réguas finas revestidas de lâminas de madeira natural, o que traz essa característica de piso de madeira. As réguas são encaixadas lado a lado e formam o revestimento de madeira. Por conta do tipo de instalação é comum a classificação como piso flutuante.

A instalação desse tipo de piso pode ser feita sobre o contrapiso ou até sobre um piso frio. E para proteger o piso e regularizar a superfície, é usada uma manta de separação entre piso e base.

Por conta do sistema de instalação que é de encaixe, o processo é rápido e prático e faz com que o revestimento seja uma ótima opção para projetos com menor tempo de execução. O carpete de madeira é indicado para locais de menor circulação, como quartos e closets.

Vantagens do carpete de madeira

  • Rapidez e praticidade: a facilidade e rapidez do processo de instalação é uma das principais vantagens desse tipo de piso flutuante. O carpete que é apenas encaixado pode ser instalado em questão de horas e não gera poeira ou entulhos, características que o tornam uma excelente opção de piso.
  • Preço: o preço do carpete de madeira é vantajoso em relação aos pisos naturais de madeira maciça. Isso acontece porque o piso não é maciço e é só uma inspiração nos diferentes tipos de madeira.
  • Aspecto: o visual que imita madeira é uma característica bem importante desse tipo de revestimento. Diante desse fato, o piso com aspecto de madeira deixa o ambiente aconchegante e confortável.
  • Conforto térmico: o carpete é um ótimo isolante térmico e é capaz de manter a temperatura interna estável, sem deixar com que o ambiente fique quente demais ou frio demais.

Desvantagens do carpete de madeira

  • Isolamento acústico: uma das desvantagens desse tipo de revestimento em madeira é em relação ao isolamento acústico que é ruim. O piso gera ruídos ao andar sobre ele (barulho de oco) e reproduz mais barulhos com a queda de qualquer objeto sobre o revestimento. Para quem tem animais de estimação dentro de casa, o barulho pode ser ainda mais excessivo e até cansativo.
  • Não resistente a água: esse tipo de piso não tem resistência a água, o que faz com que o revestimento não seja uma opção de pisos externos, e nem seja indicado para áreas úmidas, como banheiro. O contato com a água tende a inchar o revestimento e danificar o piso.
  • Baixa resistência: talvez essa seja a maior desvantagem do carpete que imita madeira. O revestimento tem baixa resistência e propensão a riscar com mais facilidade. Por isso, cuidado com arrastar móveis; e nesse caso, o ideal é usar feltro nos pés dos móveis.

Considerando essas características, cabe a você decidir se o carpete de madeira é uma boa opção para o seu próximo projeto.

A Madeferro Praia Grande trabalho com materiais de construção para todos os tipos de projetos e negócios. Atendemos em toda a baixada santista, nas cidades de Santos, Praia Grande, São Vicente, Cubatão e outras.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta