As características de cada tipo de piso

As características de cada tipo de piso

Escolher o piso e revestimento para uma obra ou reforma não é tarefa fácil. Existem diversas opções com as mais variadas características, que sempre podem ser pensadas para evitar erros.

O mais importante é pensar em cada ambiente com sua particularidade, móveis e até tamanho. Mas para ajudar, separamos os principais pisos e suas características.

Piso Vinílico

A instalação é fácil e rápida e a superfície precisa estar uniforme e limpa. O material não mancha, é antialérgico, muito resistente e com alta durabilidade, não faz barulho ao andar e tem diversas cores e formatos. A limpeza é feita apenas com pano úmido e representa uma alta economia para a obra.

O piso não é recomendado para áreas externas, úmidas ou que tenham muito contato com água, como por exemplo, o banheiro. Também é importante ficar atento aos móveis, esse piso pode ser arranhado facilmente por objetivos pontiagudos.

Taco

É um piso atemporal, hipoalérgico e que aceita todo tipo de decoração, sendo acolhedor e aconchegante. É versátil, muito duradouro e a limpeza diária é simples, feita com vassoura, pano úmido e produtos específicos para a conservação da madeira.

O maior problema é o contato com a água, que pode estragar o piso e a instalação trabalhosa.

Cimento Queimado

Material de aplicação fácil e deve ser colocado em uma superfície lisa e nivelada. É ideal para quem quer uma obra rápida e pode ser usado em áreas internas e externas. Para ter uma durabilidade prolongada, é necessária aplicação de resina com base acrílica por cima da massa ainda úmida. Outra vantagem é a versatilidade na hora de decorar a casa.

Laminado

É um piso semelhante ao carpete de madeira, mas com valor inferior. É utilizado apenas em ambientes internos, sua instalação é fácil e rápida, não precisa de acabamento e a limpeza pode ser feita com pano úmido.

O contato com a água ou o sol direto no piso pode deformar as peças. Além disso, alguns modelos podem se tornar escorregadios. Não é recomendado para animais de estimação e crianças.

Pisos Frios

Os tipos mais comuns são porcelanato e cerâmica. São encontrados em peças de vários tamanhos, cores, espessuras e texturas. Podem ser usados em ambientes externos e internos e não têm problemas com água. Se for colocado em área aberta, deve-se escolher um piso antiderrapante. Sua limpeza pode ser feita apenas com um pano úmido.

Sua desvantagem é que a queda de objetos pode lascar ou quebrar o piso, além de fazer ruído ao caminhar em um piso frio.

Carpete

Pode ser comprado em diversos materiais, nylon, lã ou poliéster. As emendas não são visíveis, é um piso seguro por ser antiderrapante, reduz o impacto de possíveis quedas, não faz ruído ao andar e não propaga som entre os andares. Além disso, cria um ambiente aconchegante e agradável. Sua limpeza é feita com pano um pouco úmido e aspirador de pó.

A desvantagem é que a utilização de água em excesso pode mofar o carpete. Além disso, não é um dos tipos de piso recomendado para animais por causa dos pelos.

 

Se precisar de mais dicas, visite a Madeferro Praia Grande. Trabalhamos com materiais de construção para todos os tipos de projetos e negócios. Atendemos em toda a baixada santista, nas cidades de Santos, Praia Grande, São Vicente, Cubatão e outras.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta