5 Vantagens do Registro Fotográfico de Obras

5 Vantagens do Registro Fotográfico de Obras

Você captura imagens de obras e projetos que estão sob a sua responsabilidade? Se a sua resposta é não, está passando da hora de começar a pensar sobre isso. Apesar de ser uma atividade aparentemente simples, o registro fotográfico é uma ferramenta poderosa de controle e produtividade para a construção civil, e muitas empresas do setor já adotaram a iniciativa para manter a fluidez de informações e do fluxo de trabalho no canteiro de obras e no escritório.

Confira 5 vantagens do registro fotográfico de obras e veja como a captura de imagens pode contribuir para a qualidade dos serviços executados:

1. Documentação e acompanhamento

O processo de registro fotográfico pode ser um potente aliado para a documentação do progresso dentro do canteiro de obras. Implementar uma rotina de captura de imagens permite que o engenheiro responsável faça o acompanhamento dos trabalhos de maneira bastante simples, visual e autoexplicativa.

Além disso, se houver atrasos no cronogramas as imagens de obras ainda ajudam o engenheiro a ter mais controle sobre o que se passa em cada etapa, monitorando, por exemplo, onde os trabalhos estão mais adiantados ou atrasados e realocando profissionais para atividades prioritárias.

2. Comunicação visual fácil

Ao invés de enviar e-mails, fazer ligações e depender de outros processos demorados, é possível indicar onde há problemas e fornecer feedbacks aos colegas de equipe em escritório apenas com imagens. Assim, o registro fotográfico atua como uma ferramenta de comunicação visual com gestores e profissionais trabalhando em qualquer lugar, como o mestre de obras e até fornecedores.

Assim, uma simples imagem pode mostrar – de forma ágil e direta – onde e como o problema está, além do estado do canteiro de obras e muitas outras possibilidades de se comunicar e resolver imprevistos.

3. Relatório Diário de Obras

O Relatório Diário de Obras (RDO) é um documento obrigatório para a construção civil, que contém o registro de todos os serviços, equipamentos, materiais e informações importantes durante a construção de um empreendimento.

A dica é também incluir o registro fotográfico como item presente no RDO. Através das imagens de obras, é possível documentar visualmente o progresso construtivo e transformar o documento em uma espécie de “linha do tempo”. Além disso, as fotos também servem como comprovação e revisão das etapas realizadas e dos profissionais que atuaram em cada uma, registrando todos os problemas e contratempos enfrentados pela equipe.

4. Controle de qualidade

O retrabalho causado por serviços mal executados é um dos maiores vilões das obras – e o controle fotográfico pode ajudar a resolver isso. Se houver problemas de qualidade, eles são identificados mais rapidamente, e podem ser solucionados enquanto o prestador do serviço ainda estiver trabalhando. Além disso, as fotos ajudam na identificação de trabalhos mal feitos, evitando que erros passem despercebidos e garantindo a qualidade construtiva do empreendimento final.

Para gestores e clientes, as imagens de obras também podem ser utilizadas como garantia de que as especificações técnicas do contrato estão sendo cumpridas – o que ajuda a evitar dores de cabeça e possíveis problemas jurídicos para a construtora.

5. Marketing e vendas

Comprometimento com os prazos, qualidade na execução e empenho para entregar o melhor produto possível: estes são apenas alguns dos valores capazes de conquistar um cliente ou até um investidor na construção civil. Uma maneira muito simples de transparecer as qualidades da construtora é com o registro fotográfico da construção do empreendimento.

A sugestão é fotografar as etapas mais importantes da obra e de detalhes em acabamentos e atividades mais complexas. Depois, basta compartilhar as melhores imagens no site da empresa e nas redes sociais, além de gerar relatórios e até criar materiais de divulgação a partir delas. As imagens das obras funcionam como um reforço para as equipes de vendas e marketing, que podem mostrar aos clientes a evolução do empreendimento e gerar novos negócios a partir dos níveis de produtividade exemplificados com as fotos.

Fonte: Contructapp

Posts Relacionados

Deixe uma resposta